segunda-feira, 29 de outubro de 2012

29 E OUTUBRO DIA NACIONAL DO LIVRO

 HOJE, 29 DE OUTUBRO É O DIA NACIONAL DO LIVRO

Hoje é o dia Nacional do Livro, por que nesse dia em 1810 a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi criada a Biblioteca Nacional (foto ao lado), que existe até hoje, no Rio de Janeiro.

A Família Real já estava instalada no Brasil desde 1808 e entre as providências administrativas de D. João, Príncipe Regente, está a fundação da Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi “Marília de Dirceu”, do poeta Tomás Antônio Gonzaga.

Mas, então, qual o significado do livro?

Vejamos o que disse Bill Gates: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história”
http://pensador.uol.com.br/livros/Acesso em 28 de Outubro de 2012).

O livro pode ser definido, descrito, cantado em prosa e em versos, de mil maneiras. Mas, para mim, o que fica mesmo é a sua amizade, a sua disponibilidade, a sua sinceridade. Ele é o meu grande amigo, aquele que no momento da solidão me transporta para mundos distantes, as vezes fantasiosos, as vezes reais, para onde está a pessoa que amo, para um lugar lotado de gente, ou uma região bucólica, desabitada, mas cheia de paz.

Mas antes de tudo o livro me ensina, me faz compreender, me leva ao diálogo e é extremamente paciente, pois está constantemente à minha disposição e me espera por horas, dias, semanas, meses e anos a fio... fica até doente, manchado, empoeirado,corroído por cupins, dobrado pela umidade, mas permanece sempre o mesmo.

Gosto das bibliotecas, livrarias, do sebo, das livrarias e sebos virtuais. Na companhia dos livros eu viajo, sonho, me distraio e nem vejo o tempo passar. E num mesmo livro, ao relê-lo descubro novidades que nas leituras anteriores não tinha percebido.

O livro é eloqüente, falador, insistente, porém frágil e precisa de cuidados. Antes de tudo, ele precisa ser apresentado às crianças e acompanhar a o crescimento dela, pois ele tem uma mensagem própria para cada idade. E à medida que a criança aprende a amá-lo, será uma parceira fundamental para a sua preservação física, como objeto e a sua manutenção como parte integrante, crucial, do processo de crescimento da pessoa como ser humano, destinatário da realização pessoal e profissional, inerente a cada ser humano.

A leitura é essencial para o desenvolvimento do cabedal de palavras, do processo da escrita, da fala, do redigir, da comunicação enfim. O livro humaniza as pessoas.

Penso que ninguém merece nascer anônimo, crescer anônimo, viver anônimo e morrer anônimo (Que desperdício!). Cada um deve fazer valer a pena a vida que teve, portanto, construir uma história, não digo morrer famoso, mas pelo menos deixar uma marca, por menor que seja. Sugiro que seja um leitor contumaz,

Assim, comemorar o dia Nacional do Livro é falar em cultura, em politização, em sabedoria, em humanização. É falar na construção de uma nova sociedade, na qual o ser humano é sua essência e o seu maior patrimônio.

 

 

Um comentário: