sexta-feira, 31 de outubro de 2014

INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO


Indústria

E o conjunto de atividades dedicadas à produção de bens de consumo, mediante a transformação de matéria prima de origem animal, vegetal ou mineral. Corresponde ao setor secundário da economia nacional.

Industrialização

Diz respeito aos processos pelos quais surge ou se expande o setor industrial de uma região ou de um país. Ela acontece através de condições específicas como a existência de mercado consumidor, de mão-de-obra especializada e de infra-estrutura física, como corredores para escoamento da produção, fontes de energia, proximidade de acesso à matéria-prima, etc.

Sua expansão condiciona o aumento do coeficiente de crescimento econômico, de progresso e de bem-estar social, ao passo que sua inexistência ou precariedade é traço marcante de economias subdesenvolvidas. A industrialização caminha lado a lado com a urbanização, isto é, o crescimento das cidades.

 URBANIZAÇÃO

A palavra urbanização tem dois significados importantes:

a) Reforma, melhoramento e embelezamento das cidades.

Esclarecendo melhor, este tipo de urbanização tem a ver com a melhoria do ambiente das cidades e da qualidade de vida no ambiente urbano. Nesse sentido, a urbanização proporciona à população das cidades conquistas como saneamento básico, boa estrutura de transportes e outros serviços como saúde, telefonia, lazer, possibilidades de compras, escolas, etc.

b) Fluxo populacional das zonas rurais para as zonas urbanas.

É esse o sentido que mais nos importa. Refere-se às alterações na distribuição da população, com aumento constante do número de habitantes das cidades e diminuição proporcional dos habitantes das zonas rurais. Tal fenômeno, chamado Êxodo Rural, na época atual é muito intenso no mundo inteiro, tendo como causa os seguintes fatores:

1) Força de repulsão, provocada pela concentração das terras rurais nas mãos de uns poucos poderosos que expulsam os pequenos proprietários, num processo de aquisição e/ou anexação por dívidas. Os pequenos proprietários a medida que perdem suas propriedades transformam-se em “Bóias Frias” ou “Trabalhadores Sem Terra” e, sem outra opção, acabam migrando para as cidades.

2) Força de atração, resultante da influência exercida sobre a mentalidade dos habitantes dos campos pela divulgação das reais ou imaginárias condições de maior bem-estar das cidades.

 Isso acontece face a inegável influência dos meios de comunicação, especialmente o radio e a televisão, fazendo com que as pessoas muito facilmente deixem suas atividades no campo e se dirijam às cidades na tentativa de usufruir dos benefícios propalados pela mídia.

Conseqüências

A Urbanização acarreta graves conseqüências sobre a população, pois os serviços públicos (Saneamento Básico, Energia Elétrica, Transporte Coletivo, etc.) e sociais (Educação, Assistência Médica e Social) dos centros urbanos não tem condições de acompanhar o crescimento populacional. Além disso, a falta de residências causa o aparecimento de favelas, mocambos, malocas e palafitas, com suas graves conseqüências, gerando promiscuidade, criminalidade, enfim, prejudicando a qualidade de vida das pessoas.

Um dos aspectos mais negativos do aumento desordenado das cidades e a falta de emprego para a mão-de-obra imigrante, que quase na sua totalidade é desqualificada.

Em resumo, a Urbanização significa aumento populacional, necessidade dos serviços próprios das cidades e, sobretudo, mercado para a sua força de trabalho.

  


Imagem: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário