segunda-feira, 6 de outubro de 2014

MODO DE PRODUÇÃO FEUDAL


O Modo de Produção Feudal aconteceu durante a Idade Média, período da História que sucedeu a Antiguidade Clássica, após a queda do Império Romano do ocidente.

A sociedade feudal dividia-se em: senhores feudais (que exploravam o trabalho dos servos) e servos (que eram explorados pelos senhores feudais). Os servos não eram como escravos: eram donos de sua vida e trabalhavam ma terra para si. Eram obrigados, porém a entregar ao senhor feudal uma parte do que produziam; e durante três dias por semana trabalhavam de graça as terras do senhor. Cuidavam ainda da conservação de estradas, de pontes e dos castelos. Em caso de guerra, formam o exército do feudo e eram chamados de peões (porque iam a pé)

Os senhores feudais tinham o poder econômico porque eram os donos das terras, ou porque as tinham arrendado dos condes, que por sua vez as arrendavam dos duques, que as arrendavam dos reis... Os servos trabalhavam para sustentar toda essa hierarquia da nobreza. Os senhores feudais detinham também o poder político, porque faziam a leis do feudo e brigavam os servos a segui-las. Além disso, em caso de guerra eles chefiavam as tropas. Essas leis não permitiam que o senhor matasse ou vendesse o servo, como se fazia com o escravo, nem que o servo fosse separado de sua família. Mas impediam que o servo e sua família de abandonarem as terras do feudo.

Os senhores feudais tinham ainda o poder ideológico, graças à estreita ligação que havia entre eles e o maior poder político e espiritual da época: a Igreja Católica. A igreja chegou a ser proprietária de dois terços das terras da Europa. Era a grande “senhora feudal”. Os mosteiros medievais eram enormes feudos, repletos de servos. Como todos eram católicos e a Igreja pregava que a autoridade dos reis e dos nobres vinha de Deus, a estrutura feudal tinha na religião o seu maior apoio.

Como os servos tiravam para si e sua família uma parte do que produziam, sentiam-se estimulados a aumentar a produção. Quase tudo era produzido dentro do próprio feudo: nos campos, a agricultura e a pecuária forneciam os alimentos; nas oficinas, os artesãos fabricavam móveis, as roupas, as carroças, as enxadas, as armas, etc. Fora do feudo buscava-se pouca coisa: sal, ferro, os tecidos mais finos. Não era costume comprar: trocava-se mercadoria por mercadoria.



Imagem: Google.

Um comentário: