quinta-feira, 9 de outubro de 2014

MODO DE PRODUÇÃO SOCIALISTA

Socialismo: Definição

O socialismo é um sistema de organização da sociedade baseado na prioridade do social sobre a pessoa. Nesse sistema o Estado é um instrumento de um único partido que domina o cenário político e possui todo o poder político, econômico e social.

O socialismo não um sistema único. São vários sistemas de organização da sociedade fundamentados nas doutrinas sociais, que se alteram e evoluem, procurando se adaptar às circunstâncias históricas.

No sistema socialista, o Estado se transforma em órgão de poder de um partido único e assume direitos sobre a liberdade e a vida das pessoa, planificando, centralizando e controlando as atividades da nação em todos os sentidos.

No Modo de Produção Socialista, a economia visa em primeiro lugar os interesses sociais. Esse sistema predominou nos chamados “países comunistas”: União Soviética, China, Iugoslávia, Albânia, eito. Na América Latina há um único país que passou do Modo de Produção Capitalista para o Socialista:  Cuba

Há uma diferença entre o socialismo e o comunismo:
·     No socialismo, a organização social procura atender as necessidades básicas da população: educação, saúde, emprego, moradia, etc.. Mas continuam a existir diferenças sociais entre as pessoas,  salários desiguais e o Estado controla, em favor da maioria do povo, a economia e a política, bem como os meios de formação e a difusão ideológicas.
.
·     O comunismo é a etapa posterior ao socialismo. Nele não haveria diferenças sociais entre as pessoas e nem mesmo existiria o Estado. Todo o povo se autogovernaria, através das organizações populares. Enquanto no Socialismo cada um recebe segundo sua capacidade        ( quem produz mais ganha mais ), .no comunismo cada um receberia segundo sua necessidade.

Características Básicas do Socialismo

Os países socialistas não formam ( ou não formavam ) um conjunto homogêneo, ou seja, não são iguais em tudo. São diferentes, tanto do ponto de vista do desenvolvimento econômico quanto na forma de organização de suas instituições políticas. No que se refere ao setor produtivo desses países, é bom lembrar que, na agricultura, uma parte significativa da produção origina-se das  propriedades particulares ainda existentes. Embora muitas vezes  com área menor que a controlada diretamente pelo Estado, essas propriedades particulares apresentam, em geral, uma produtividade maior.

Quanto as relações sociais existentes nas sociedades socialistas, é verdade que foram abolidas as classes sociais tais como se apresentam nas sociedades capitalistas, o que não significa que todos os problemas estejam resolvidos. Ao contrário, se o socialismo solucionou problemas sociais básicos, como educação, saúde, condições de moradias dignas, baixo índice de mortalidade infantil, aumentando a expectativa de vida, fim da discriminação racial, existem ainda muitos problemas a serem alucinados, como: a burocracia do Estado, a necessidade de prêmios para estimular o trabalho, os gastos excessivos de certos países com a corrida armamentista, os preconceitos ideológicos em relação à religião. Alguns países conseguiram avançar no combate a esses problemas, outros ainda permaneceram atrasados.

Numa sociedade socialista, não há separação entre os donos de capital e os donos da força de trabalho. Não há proprietários privados dos Meios de Produção (industrias, grandes extensões de terras, usinas, minas,  bancos etc ). Todos os meios de produção são controlados pelo Estado.

Em geral, continuam existindo a pequena propriedade particular de pequenos negócios ( taxi, padaria, restaurante, etc. ), geridos pelo trabalho familiar. As pessoas são também proprietárias de bens individuais: rádios, roupas, bicicletas, aparelhos de TV, etc..

Não havendo diferença entre os donos do capital e assalariados, não há antagonismo ou conflito de classes, embora haja diferenças sociais entre trabalhadores manuais e trabalhadores intelectuais.

A economia segue uma planificação global. A produção visa atender as necessidades básicas da sociedade e não o lucro da empresa.

O excedente produzido pelo trabalho do povo é recolhido pelo Estado e devolvido à população na forma de benefícios sociais: educação gratuita, atendimento médico gratuito, alimentos básicos baratos ( subsidiados pelo Estado ), prática de esportes para todos, aluguéis proporcionais aos salários. Nesse tipo de sociedade ninguém pode explorar o trabalho de outra pessoa.

Porque o Socialismo acabou?

O Socialismo como “Modo de Produção”, deixou de ser praticado, embora permaneça como teoria.

A crise maior do socialismo foi gerada pelo fato de que a sua manutenção como instrumento social, isto é, aplicado à sociedade, dependia de um Estado forte política e economicamente. O maior Estado socialista foi a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), que se mostrou muito burocratizado, voltado para o militarismo para enfrentar o seu inimigo maior, os Estados Unidos.

Para se manter em igualdade de forças com o “inimigo” gastava muito com armas e soldados e a economia não seguia suprir ao mesmo tempo as necessidades sociais e militares. Em conseqüência, o Estado faliu, gerando necessidades de mudanças, que ganharam impulso, a partir da década de 80. Essas mudanças foram bem identificadas por dois eventos importantes:
·     a “Queda do Muro de Berlim”, em 1989
·     a Perestróika, implantada na URSS em 1885.

 Aliás, a Perestróika, é uma palavra russa que significa reestruturação e passou a ser utilizada, no seu sentido mais geral, indicando mudanças na economia, na sociedade e no próprio socialismo. Para viabilizar-se, a Perestróika completou-se com a Glasnost, que significa transparência. Segundo Mikhail Gorbachev (foto), ambas permitiram o estabelecimento de um socialismo humanitário, a partir do rompimento  com o sistema de administração burocrático e autoritário. O socialismo da Perestróika, segundo suas palavras, era “uma sociedade com economia eficaz, ciência, tecnologia e cultura avançadas, estruturas sociais humanizadas e democratizadas. Uma sociedade que crie premissas para a existência criativa das pessoas”.

Essa mesma postura foi colocada em prática no plano externo, contribuindo em muito para o fim da “Guerra Fria”.

Mas o autor dessas mudanças, Mikhail Gorbachev não durou muito no poder, pois logo foi substituído. Entretanto, o processo de mudanças que levou à decadência  total do socialismo não mais parou.

A ruína do socialismo desmontou as tradicionais estruturas socioeconômicas da região do Leste Europeu, aumentando o desemprego, a inflação, as desigualdades sociais e os conflitos étnicos e políticos.

Hoje, o mundo socialista está dividido em várias nações que lutam pela sobrevivência, tentando se livrar do que restou do “Modo de Produção Socialista” e procurando adaptar-se ao Capitalismo, num mundo globalizado. E as populações continuam sofrendo



Imagem: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário