quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

AS HERESIAS E A INQUISIÇÃO


Heresia

A palavra heresia vem do grego “hairesis”, que significa doutrina contrária ao que foi definido pela Igreja em matéria de fé.

Em grego, “hairetikis” indica “o que escolhe”

Definição de consenso

Herege é aquele que “escolheu” e isolou uma verdade parcial de uma grande verdade global e, em seguida se obstinou na sua escolha.

Algumas Heresias Medievais

Montanismo - Montano
·     Pretendia excluir os pecadores da Igreja

Donatismo - Donato
·     A proeminência da Igreja pertencia aos profetas e não aos bispos, devido a iminência da parusia.

Maniqueísmo - Mani
·     Defendia duas divindades empenhadas numa luta pela supremacia: o reino do Espírito, dominado por um Deus bom e o reino da Matéria, sob o domínio de Satã.

Arianismo - Ario
·     Afirmava que Jesus Cristo veio do nada e que Ele era de uma substância diferente da do Pai.

Nestorianismo - Nestor
·     Dizia que Cristo era uma pessoa humana unida à pessoa divina do Filho de Deus.

Pelagianismo - Pelágio
·     Defendia que a força do homem é maior que a graça divina.

Valdenses - Valdo
·     Imitavam a vida de Cristo e dos apóstolos e, do ponto de vista das autoridades da Igreja, exageram na busca da pobreza.

Albigenses - Albi
·     Para os seguidores dessa heresia toda a matéria foi criada por um princípio mau e que devia ser drasticamente mortificada.

Conseqüências das heresias

Podemos considerar as conseqüências das heresias em dois aspectos:
Aspecto religioso:: As heresias colocaram em dúvida os dogmas do catolicismo e a infabilidade da Igreja e o poder e a força da Santa Sé

Aspecto político: As populações aderiram às heresias como uma forma de protesto contra os desmandos do  poder político, na época muito ligado ao poder da igreja e vice-versa.

A Inquisição, também chamada de Santo Oficio, era formada pelos tribunais da Igreja Católica que perseguiam, julgavam e puniam pessoas acusadas de se desviar das suas normas de conduta. Ela teve duas versões:
·        A Inquisição Medieval, nos séculos XIII e XIV. E a
·        A Inquisição Moderna, concentrada em e Espanha, que durou do Século XV ao Século XIX.

Combate às heresias medievais

As heresias medievais foram combatidas pela Igreja como o propósito de preservas os dogmas e assegurar a predominância temporal e espiritual do papado. Duas grandes medidas foram tomadas:
·        Guerra Santa: Foram verdadeiras cruzadas convocadas pelos papas e organizadas pelos reis, para invadir as cidades dominadas pelos hereges e destruir as heresias.
·        Inquisição Medieval: Aconteceu com a aprovaçao e organizaçao do Tribunal do Santo Oficio pelo Concilio de Toulouse, em 1229.

Tudo começou em 1231, quando o Papa Gregório IX, de acordo com o que foi aprovado no Concilio de Toulouse, iniciou o combate as heresias, entregando a missao aos Padres Dominicanos que logo se colocaram a disposição da nova instituição, cabendo-lhes a tarefa de legislar e condenar os heréticos.Segundo o historiador Rogério Luiz de Souza da UFSC, “qualquer um que professasse práticas diferentes daquelas reconhecidas como cristãs era considerado como herege”.

O processo movido contra o herético, muitas vezes era feito de tal modo que o acusado ignorava o nome do próprio acusador, sendo que mulheres, escravos ou crianças podiam servir de testemunhas de acusação, mas nunca de defesa. Para obter a confissão podia-se utilizar métodos que não deixavam de ser, de certa forma, torturas, como, por exemplo, a fadiga, propositadamente provocada, ou o enfraquecimento físico do acusado.

Uma vez apurada a culpa, concedia-se ao réu um prazo para que se apresentasse espontaneamente ao tribunal. Caso isso não ocorresse, poderia ser denunciado pelo inquisidor e ser preso. Em caso de confissão da culpa, dava-se ao acusado a oportunidade de retratar-se, sendo que neste caso, deveria submeter-se a uma série de penitências, flagelações, peregrinações e, nos casos mais graves, a prisão. Porém, se o acusado persistisse em seu pecado, era julgado e entregue à justiça comum que, por sua vez, o conduzia, invariavelmente à fogueira.

A Inquisição Medieval atuou na Itália, na França, na Alemanha, e em Portugal. Tinha penas mais brandas, sendo a mais comum era a excomunhão, embora a tortura já fosse autorizada pelo Papa para arrancar confissões desde 1252.



Imagem: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário