domingo, 7 de dezembro de 2014

AMEAÇAS AOS DIREITOS HUMANOS


Os direitos Humanos sofrem constantemente ameaças, vindas de vários setores da atividade humana. Hoje as mais sérias dessas ameaças são as seguintes:

Do Estado: autoritarismo

O Estado existe para servir o povo. Porém, as autoridades que compõem o Estado, políticos, principalmente, estão sempre desejando permanecer no poder e, para atingir esse objetivo criam leis e condições para que o povo seja obediente e faça as suas vontades. Assim, o povo acaba perdendo a sua liberdade de escolha. É o autoritarismo, que para satisfazer as vontades dos governantes, violam a cidadania e os Direitos Humanos do povo.

O autoritarismo na forma histórica decorrentes das ideologias totalitárias não existe mais. Porém permanecem as pequenas ditaduras que pressionam o povo de forma velada, quase imperceptível. Elas estão mascaradas  pela burocracia, pelos cartéis que determinam preços de determinados produtos no mercado, pelas exigências legais que vedam a abertura de mercado, caso dos monopólios. Tentem, por exemplo criar um cartório novo, ingressar no transporte alternativo ou escolar, criar uma empresa nova, ou mesmos reclamar de um serviço através do “0800”... e tantas outras.

 Da Sociedade de Massa: conformismo

Atualmente, tendo em vista os avanços tecnológicos, a comunicação entre as pessoas é imediata e os meios de comunicação fazem transmissões que atingem o maior número possível de pessoas. Isso quer dizer que uma única mensagem atinge pessoas das mais variadas formações culturais, com um único conteúdo cultural. As pessoas são levadas a agir de acordo com essa mensagem, surgindo, assim, um comportamento único. Dessa maneira surgem as modas, os vocabulários, os comportamentos. Isto é, as pessoas agem como “massa de manobra”, deixam de ser elas mesmas e, conformado-se com isso, perdem suas raízes, seus valores e suas características culturais. Agregue-se a isso o consumismo, onde as pessoas são levadas a unicamente consumir e só são aceitas socialmente se não usar as marcas veiculadas pela mídia. Ao se conformarem a essa “moda”, as pessoas tornam-se escravas do TER, esquecendo-se de que o que as tornam realmente humanas é o SER.

 Da Sociedade Industrial: desumanização

A desumanização ocorre principalmente no mundo do trabalho, que é a essência do sistema capitalista, onde é muito forte o conflito do capital (que representa os empresários e o trabalho (que representa os trabalhadores). Os empresários sempre querem pagar menos e os trabalhadores querem receber mais. Mas estes são a parte mais fraca e por isso sofrem com as demissões, com os salários baixos e com os desrespeitos de seus direitos trabalhistas. É um tratamento desumano. Por isso essa ameaça de à cidadania, aos direitos da pessoa e à sua dignidade, chamamos de desumanização.

Hoje há uma pressão terrível para as leis trabalhistas sejam “flexibilizadas”, isto é canceladas, para minimizar os custos produtivos. Esse discurso é uma falácia, pois no fundo, o que importa mesmo é aumentar os lucros capitalistas.

Um dos aspectos dessa humanização as terceirizações e quarteirizações, quando, em cascata, os salários são cada vez menores.
Por fim, quando surgem as crises as primeiras medidas são relacionadas aos cortes de mão-obra. Percebam que a mídia, especialmente as TVs, não aprofunda o assunto. Claro, isso não interessa ao capitalismo, pois são os empresários que mantém as TVs no ar.



Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário