domingo, 16 de dezembro de 2012

NOSSOS HERÓIS


Hoje, 16 de Dezembro... O calendário registra eventos que marcaram a historia daqueles que lutaram pelos Direitos Humanos na América Latina.

Eloy Ferreira da Silva - 1984 - Brasil - Líder de trabalhadores rurais em São Francisco, MG, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, foi tão ousado quanto consistente. São palavrs suas: "O trabalhador rural não é covarde, ele disse, nossa arma é a união, a organização e a verdade". Morreu aos 54 anos, deixando a esposa e 10 filhos, também ameaçados pelos mesmos grileiros, que o assassinaram.

 Mártires de Cauca - 1991 - Colômbia - Os indígenas mártires colombianos. Os habitantes da região de Cauca têm uma longa história de resistência e de luta. Primeiro contra o opressor colonial e agora contra o Estado terrorista. Desde 1971 a população indígena organizou o Conselho Regional Indígena de Cauca, o CRIC, entidade que tem sido protagonista de muitas lutas, chegando também a organizar um grupo armado de autodefesa que acabou depondo as armas em 1991 em um dos acordos de paz. Assim como todos os colombianos eles precisavam defender suas vidas. Desde a organização do CRIC os indígenas passaram a reivindicar direitos que estavam perdidos nas contas da guerra: terra, educação, saúde, proteção da natureza da mão destruidora das mineradoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário