sábado, 1 de dezembro de 2012

MINHA HOMENAGEM A JOELMIR BETING

 
O jornalista Joelmir Beting fez parte da minha história de vida. Acompanhei-o desde que conheço por gente e desde que ele começou a ganhar notoriedade com os seus comentários, especialmente na área da economia.

Devo muito dos meus conhecimentos ao rádio, que aprendi a ouvir desde menino. E foi no rádio, especialmente que eu fazia de tudo para ouvi-lo diariamente. Nem sempre  conseguia, mas não o esquecia. Nos jornais via muito pouco, visto que não tinha acesso até mesmo por questões financeiras.

Certo dia dos inícios dos anos 60, em sala de aula, na 4ª Série, hoje 5º Ano, ( no ainda existente Colégio Santaninha, em São José dos Campos, a professora Guida gostou de uma redação que eu tinha feito e me perguntou seu eu lia jornal. Eu respondi a ela que não e simplesmente ouvia rádio. Lembro-me que ela ficou impressionada com minha resposta, que era praticamente a única resposta que ela tinha ouvido até então.

O rádio me ensinou muito. Joelmir também, como tantos outros, especialmente os comentaristas, com os quais apreendi argumentos e aumentei o meu estoque de vocabulário. Ouvia gostava muito de comentaristas como Loureiro Junior, Alexandre Kadunk e Mauro Pinheiro, falecidos; e Orlando Duarte e Flavio Araújo, estes vivos, graças a Deus, e outros.

Li o livro de Joelmir Beting “A Teoria na Prática é Outra”, no qual trata da economia brasileira e internacional. O título por virou até bordão tanto na escola como no trabalho. E o consultava sempre. Hoje já não o tenho mais, pois o perdi por circunstancias alheias à minha vontade.

Joelmir me ensinou economia, e esse aprendizado me ajudou muito a lecionar História. Aprendi, e hoje é convicção minha, que a economia, a burguesia e o capitalismo são a mola propulsora da Historia e protagonizadores dos seus grandes eventos. Tudo gira em torno da economia.

Joelmir não me conheceu, não o conheci pessoalmente. Nós jamais nos encontramos. Mas ele fez parte da minha vida, como o rádio também. E por mais que estejamos preparados para as perdas, quando elas acontecem nunca a aceitamos de pronto.

Muito se falou de Joelmir, até a Presidente da República, o Governador do Estado, o Prefeito Municipal. Joelmir bem o merece pelo que representou na sua profissão, e como gente, como atestam os depoimentos daqueles que conviveram com ele mais de perto.

De minha parte ficam os meus agradecimentos a esse “mestre”.  Tenho certeza de que lá para onde foi reforçará a comunidade dos outros mestres de minha vida, como os professores Ariosto Giaquinto, Antonio Malaman, José Simplício, Cyro Rezende, o Diácono Geraldo Bueno da Silva e comentaristas citados acima já falecidos.

De minha parte, continuarei com os ouvidos colados no rádio... AM de preferência.

Um comentário:

  1. Oi Zezé... interessante seu depoimento para o Joelmir...
    Me fez viajar um pouco no tempo...
    Lembro o famoso programa existente: "O pulo do gato", apresentado por José Paulo de Andrade, Salomão Esper....
    Lembro aindo do locutor Fiore Gigliote com esta frase: "abre as cortinas e começa o espetáculo..." e assim tantos outros.
    Eu tbém tô ligado no rádio AM.....
    abços do Calu, osm

    ResponderExcluir