sábado, 3 de novembro de 2012

SÍNTESE DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS DIREITOS HUMANOS - 3ª PARTE


SÍNTESE DA EVOLUÇÃO DA EVOUÇÃO HISTÓRICA DOS DIREITOS HUMANOS

Ainda na Idade Moderna – A Independência dos Estados Unidos

Os habitantes das Colônias Inglesas na América do Norte, desde os primeiros passos em 1607, sempre mantiveram uma relativa independência em relação à sua Metrópole (Matriz = Inglaterra). Chegaram mesmo a firmar acordos de autogovernabilidade e de autodefesa comuns.

Organizaram sua vida econômica, ora voltada para atividades urbanas, as colônias do norte, optando por mão-de-obra livre, com produção voltada para o mercado interno; ora para atividades agropecuárias (as plantations do sul), com adoção da mão de obra escrava, produzindo para exportação.

Um dos fundamentos dessa relativa independência eram as condições climáticas, as mesmas da Europa (zona temperada para fria), o que significou um desinteresses dos ingleses em relação ao processo produtivo dos cidadãos emigrados para a América.

A situação começou a se inverter a partir do momento (Século XVIII) em que a economia inglesa entrou em crise em razão das guerras empreendidas pelos ingleses na Europa. Tal crise levou os reis a exigir pagamentos de mais impostos por parte de seus súditos, com ênfase aos colonos americanos. Aí a coisa pegou porque estes, que viviam numa espécie de “zona de conforto”, se negaram a pagar as taxas adicionais, sem uma prévia discussão no Parlamento.

Impasse gerado... Idas e vindas, até que os colonos se reuniram nos chamados Congressos de Filadélfia e impuseram condições específicas à Coroa Inglesa, entre elas a Declaração de Direitos, incluindo-se aí uma série de “Direitos da Pessoa Humana” e, também a separação política, surgindo, assim, os Estados Unidos da América do Norte, no dia 04 de Julho de 1776. Seguiu-se uma guerra que durou até 1781, na qual participaram muitos europeus continentais, especialmente da França, lutando ao lado dos americanos, é claro, estabelecendo-se com isso um elo entre a Revolução Americana e a Revolução Francesa. A Inglaterra assinou o acordo de paz em 1783, reconhecendo a independência das 13 Colônias Americanas.

Desse episódio, do qual os EUA nasceram como nação, ficou a Declaração de Direitos, elaborada pelos Iluministas Americanos, uma continuidade da Petição Inglesa, e gênese da Declaração dos Direitos Humanos que aconteceu na França, no decorrer de sua Revolução, a Revolução Burguesa por excelência.

No próximo capítulo, Revolução Francesa. Não perca!

 

Um comentário: