quarta-feira, 14 de novembro de 2012

EU VI E FIQUEI INDIGNADO! ATRAPALHADAS NO PARQUE...














Parque Santos Dumont, aquele parque da minha cidade, pequeno, bonito, colorido, aconchegante. Nele está exposto uma réplica do 14bis, do engenheiro aviador Alberto Santos Dumont, com o qual voou em Paris, no início do Século XX. Nele estão também um dos primeiros aviões Bandeirante e réplicas dos foguetes Sonda em suas varias etapas de desenvolvimento. Legal. Muito Legal mesmo!.

O interior do parque há também duas pré-escolas municipais, além de uma academia ao ar livre. Assim, o que o se vê no parque é o pulsar da vida, desde a menor até a melhor idade. Crianças que vêm à escola, gente que caminha, gente que corre, gente que medita e gente que faz ginástica. Como pano de fundo para essas atividades vivas, o verde, as sombras das árvores, os quero-queros, os bem-te-vis, os pardais e o colorido das flores.

Mas o que tenho visto sempre é o desrespeito à natureza e atitudes que não condizem com o mundo civilizado. Ainda vejo lixo no chão, gente pisando na grama e nas flores. E fatos dignos de registros; o parque tem duas entradas, portarias. Alguns pais que trazem seus filhinhos para a escola, e estão atrasados, ao invés de utilizarem as portarias,  literalmente “pulam as cercas”, onde não há plantas servindo de cercas-vivas, junto com as crianças, para encurtar o caminho. Assim, passam para eles idéias erradas, como o descumprimento das boas maneiras que indicam o uso das portarias e o respeito às plantas.

Fica, para a criança, a idéia de burlar o regulamento e que isso é fácil e pode que acontecer em qualquer circunstância da vida em sociedade.

Não seria o momento para, mesmo atrasado, esse pai dizer para seu filho que seria melhor utilizar as portarias, pois é isso que é o correto? Isso é exemplo de boa educação.

Se for verdade que o exemplo arrasta, não seria o momento de iniciar um círculo do bem? Ou dar continuidade a esse círculo? A minha vontade é de falar com esses país. Mas minha coragem, covardemente, ainda não cresceu o suficiente para tal atitude.

Fico pensando na educação do povo, na educação das crianças, com tantos maus exemplos como esses. Que será desse país que ser grande, não no futuro mas agora!

Resta a minha indignação.
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. A EDUCAÇÃO TEM QUE VIR DE CASA.... E AÍ QUE ESTÁ O PROBLEMA DA QUESTÃO....VEM DE MUITO LONGE.

    ResponderExcluir