terça-feira, 30 de setembro de 2014

MODOS DE PRODUÇÃO


Modo de Produção pode ser definido como os processos pelos quais a humanidade, através dos tempos, vem solucionando o problema da produção de alimentos, que é essencial para a sua subsistência.

Os Modos de produção não existiram apenas num único momento da História. Cada Modo de Produção pode ter existido em épocas e lugares diferentes.

O estudo dos Modos de Produção nos mostra as relações do homem com a terra e com a natureza em geral, que são fontes fornecedoras dos alimentos e das matérias-primas que serão transformadas em bens de consumo para a sociedade.

Assim, vamos, a partir de agora, percorrer vários momentos da História em que os Modos de produção são mais evidentes e significativos . Comecemos pelo...

MODO PRIMITIVO DE PRODUÇÃO

O Modo Primitivo de Produção nos primeiros tempos da humanidade e também entre os índios, quando eles ainda não tinham encontrado os brancos. A estrutura social, entretanto, ainda era muito simples e a produção de alimentos baseava numa economia natural e coletora, fundamentada na caça, pesca e coleta vegetal e caracterizava-se pela posse coletiva dos meios de produção, isto é, os campos, as florestas, os rios, pertenciam a todos, indistintamente.

Diante dessas condições a pessoa só tinha acesso aos bens e aos alimentos, se pertencesse a uma comunidade. Essa comunidade era unida por laços comuns de:
·      Sangue (parentesco)
·      Língua
·      Religião
·      Costumes

A essa comunidade assim organizada dava-se o nome de CLÃ, GENS ou GENOS, que é fruto de uma descendência comum. Suas principais características eram:
·        Posse coletiva dos bens
·        Trabalho coletivo
·        Divisão natural do trabalho

  
O esquema de produção de alimentos na comunidade primitiva baseava-se na cooperação simples, que chamamos de Divisão Natural do Trabalho, que dividia naturalmente o trabalho de todos. Assim, os homens eram responsáveis pela  domesticação de animais, construções das habitações, preparação da terra para o plantio e construção das armas e ferramentas.

As mulheres cuidavam da coleta de raízes, frutas e folhas, do cultivo, de moer e coser os grãos, preparar os vestuário e fabricar os utensílios domésticos.

Os idosos ensinavam as crianças e fabricavam os cestos e utensílios.

A evolução

Com o passar do tempo a comunidade primitiva evoluiu em suas estruturas e relacionamentos sociais e também quanto ao Modo de Produção.

A atividade econômica em comum e o cultivo de plantas selvagens permitiram a domesticação dos animais e das plantas, o que fez surgir a pecuária e a agricultura. Com isso foi possível a Comunidade Primitiva preparar-se para períodos de escassez de alimentos, liberar os membros da comunidade para outras atividades, diferentes da mera busca da sobrevivência. Assim, a Comunidade Primitiva deixou de ser nômade e já sedentária partiu para a organização moderna, atingindo o nível de civilização (mais evoluído), sendo possível o aparecimento das atividades artísticas, religiosas e culturais.


Imagem: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário