segunda-feira, 29 de setembro de 2014

ÈXODO, O QUE É


A palavra ÊXODO significa emigração, saída. Foi utilizado pela primeira vez para dar nome ao segundo livro da Bíblia, escrito por Moisés, que descreve a saída do povo hebreu do Egito.

O termo, hoje, se aplica a todos os movimentos populacionais e se apresentam em duas categorias:

Êxodo Conjuntural
·     Acontece quando o movimento populacional é determinado por um conjunto temporário de fatores. É assim que falamos no êxodo de populações flageladas, atingidas, por exemplo, por secas ou por enchentes, ou ainda por catástrofes, que as obrigam a procurar refúgio em regiões seguras.

Êxodo Estrutural
·     Nesse caso, o movimento é determinado por fatores permanentes, que esta ligado a própria estrutura econômico-social nas regiões de origem e/ou nas regiões de destino. Um dos exemplos clássicos desse movimento e que nos interessa muito é  o ...

... “Êxodo Rural”.

O Êxodo Rural acontece quando as populações abandonam o campo e se dirigem para as cidades, onde, em razão das características da mão-de-obra, (setor primário), procuram trabalho nos setores secundário (indústria) e terciário (serviços) da economia.

O Êxodo Rural é um fenômeno permanente que acontece praticamente em todos os países do mundo, pois em razao dos avanços tecnologicos, as atividades básicas do setor primário são realizadas por uma porcentagem cada vez menor da população, deixando disponível grande parte da mão-de-obra.

O Êxodo Rural torna-se um fato anormal em países em desenvolvimento, como o Brasil, quando se processa em ritmo muito intenso tornando quase impossível a integração natural dos imigrantes na vida e na rotina das cidades.

Migração

Etimologicamente a palavra migração vem do latim “migrare”, que significa movimentar-se especialmente. O termo designa movimentos de população que impliquem a mudança de domicilio. As migrações, sejam de um país a outro, seja dentro da mesma nação, sempre existiram, mas no mundo moderno são estimuladas e favorecidas pela maior facilidade de transportes e de comunicação.

O termo migração é genérico e engloba:
·     Emigração, saída de um país;
·     Imigração, entrada num país e
·     Migrações Internas, termo usado com referência a deslocamentos de indivíduos dentro dos limites políticos ou naturais de uma nação.

A decisão de migrar pode ser tomada por motivos diversos e o Estado, como autoridade,  não pode ir contra esse direito, mas pode, no entanto, orientar as migrações para preservar, se necessário, os interesses do bem comum.

No  Brasil as migrações internas que se deslocam em várias direções, sendo a mais importante aquela que acontece na direção nordeste-sul-centro. As causas principais dessas migrações são:
·     Procura de um nível de vida mais alto em outro lugar
·     Seca em determinadas regiões
·     Pobreza, acarretando baixo nível de vida
·     Falta de emprego na região de origem
·     Facilidade de transportes, mais rápidos e cômodos
·     Perseguição política ou religiosa
·     A simples atração das cidades pela vida mais confortável que oferecem e melhores oportunidades de promoção social.

As migrações oferecem vantagens e desvantagens...

Vantagens:

Quando bem orientadas...

·        Atuam como fator de unificação da consciência nacional
·        Permitem um ampliação do mercado interno de consumo
·        Atuam como veículo para uma troca  e enriquecimento da cultura nacional

Desvantagens:
·     Aumentam a pobreza e atraso nos campos pela saída dos indivíduos mais sadios e capazes
·     Criam problemas de inserção na comunidade urbana, em razão da falta de preparo dos migrantes para enfrentar a competição de trabalho nas cidades
·     Propiciam o aparecimento de favelas nas cidades, onde as condições gerais de vida são desfavoráveis à dignidade da pessoa humana, submetendo-a a todo tipo de infelicidades.

Nota Importante:
Mais recentemente percebeu-se que o fluxo migratório na direção norte-sul tende a diminuir e até mesmo a se reverter. A causa disso é a crescente crise econômica que está afetando as áreas mais desenvolvidas que antes atraiam as migrações e estão causando principalmente o desemprego.



Imagem: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário