terça-feira, 7 de janeiro de 2014

HOJE NA HISTÓRIA - 07 DE JANEIRO


Túmulo de Bernadette Soubirous, na Capela da Medalha Milagrosa, em Paris. Bernadette pertencia à Ordem das Filhas da Caridade, fundada por São Vicente de Paulo

1355 – Morte de Inês de Castro (assassinada) polêmica amante do Rei de Portugal D. Pedro I (Nasceu em 1320).
1536 – Morte de Catarina de Aragão, primeira esposa de Henrique VIII, de quem este resolveu se separar por não conseguir um filho homem para herdeiro do trono inglês. Esta separação foi o estopim para que Henrique VIII rompesse com o Vaticano e fundasse o Anglicanismo, a religião oficial do império britânico.
1549 – Instalação do sistema de Governo Geral no Brasil, sendo Tomé de Souza o Primeiro Governador Geral do Brasil.
1510 – Galileu Galilei observa pela primeira vez os quatro maiores satélite de Júpiter (chamadas de luas galileanas|): Calixto, Ganimedes, Europa e Io.
1789 – Primeiro voto popular no Brasil
1830 – Morte de Carlota Joaquim de Bourbon, Infanta da Espanha, Rainha de Portugal e Princesa honorária do Brasil. Esposa de D. João VI.
1835 – Tem inicio do Pará a Revolta da Cabanagem, movimento popular formado por moradores de regiões ribeirinhas que chegaram a implantar um governo revolucionário. Eles anunciaram a autonomia de sua província até que D.. Pedro II atingisse a maioridade.
1844 – Nascimento de Bernadette Soubirous (foto acima), santa francesa, canonizada pela Igreja Católica. Foi ela que teve a visão de Nossa Senhora, de quem ouviu a orientação para cunhar a “Medalha Milagrosa”.
1890 – Estabelecida constitucionalmente a separação entre Igreja e Estado no Brasil
1893 – Fundação do Jornal “O Estandarte”, órgão oficial da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.
1911 – Realizados os primeiros testes com aviões bombardeiros que seriam utilizados na Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
1936 - Criação da área denominada “polígono da Seca” no Brasil
1942 – Fim da Batalha de moscou, na Segunda Guerra Mundial, com a contra-ofensiva da Rússia.
1942 – Em razão da Segunda Guerra Mundial, o Brasil, de Getúlio Vargas, rompe relações diplomáticas com os países do Eixo, isto é, Alemanha, Itália e Japão
1953 – O presidente Harry Truman declara que os EUA desenvolveram uma bomba de hidrogênio, infinitamente mais poderosa que a bomba atômica lançada sobre Hiroshima e Nagasaki.
1959 – Os EUA reconheceram o governo de Fidel Castro, em Cuba, após a revolução que derrubou Fulgêncio Batista.
1975 – A OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) concorda em elevar as taxas do petróleo em 10%, gerando a grave crise econômica mundial dos anos 70.
1982 – Fundação do Museu Afro-Brasileiro de Salvador, Brasil
1985 – EUA e Rússia recomeçam os diálogos sobre o desarmamento nuclear e espacial, após 4 anos do fim da Guerra fria.
1988 – Teve inicio no Rio de Janeiro, o primeiro festival de música Hollywood Rock, do qual participaram Lulu Santos e Marina Lima, além de seis bandas internacionais e quatro brasileiras.
1989 – Morreu o Imperador japonês Hiroito. Ele assumiu a regência aos 20 anos e subiu ao trono em 1926, inaugurando da era da Brilhante Harmonia. Após as bombas atômicas atiradas sobre Hiroshima e Nagasaki foi obrigado a aceitar a rendição japonesa. Tinha 87 anos.
1989 – Akihito tornou-se imperador do Japão e terminou o Período Showa.
100- - A Torre inclinada de Pisa é fechada para visitação devido a preocupação com segurança.
1998 – Fim da Guerra Civil da Argélia que deixou mais de 80 mil mortos. A luta entre o governo e os terroristas islâmicos havia começado em 1992.
1998 – Inicio o processo de impeachment do presidente americano Bil Clinton

Fontes:


www.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário