sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A INDEPENDÊNCIA DO HAITI


 A Independência do Haiti é um caso praticamente único na América Latina em que o processo foi conduzido basicamente por escravos.

Localizado na parte oeste da ilha de Hispaniola, na América Central, o Haiti (palavra que significa Terra de Montanhas, em língua local) tem como vizinho a República Dominicana, que ocupa a parte leste. Quando Colombo chegou por aqui a ilha era ocupada pelos índios aruaques. Passou a pertencer a Espanha, mas em 1697, com o tratado de Ryswick, assinado entre esse país e a França, o Haiti passou a ser uma colônia francesa.

Seguiu-se, como em toda a América Central e Sul, a longa série de exploração colonial, e a transposição de uma pequena elite dominante européia. O terrível Pacto Colonial, que simplesmente sufoca a população local. Mesmo assim a região se  tornou uma grande produtora de café.

Veio a Revolução Francesa e sua onda de liberalismo e democracia que atingiu boa parte do mundo. No Haiti não foi diferente. A elite interessou-se pela independência, pois visualizava aumentar ainda mais o enriquecimento. A grande maioria da população negra e escrava entendia ter chegado o momento da libertação do jugo colonizador e tomar as rédeas de seus destinos. Venceu o movimento dos escravos, liderados por Toussaint L’Overture (Imagem deste texto) e pelo religioso Dufty Boukman, na chamada Revolução Haitiana, iniciada em 1791,

Toussaint L’Overture chegou a assumir o poder em 1801, mas acabou preso pelas tropas de Napoleão Bonaparte. Morreu anos depois devido ao tratamento precário que sofreu, em Paris.

O processo de consolidação da Independência foi retomado por Jean-Jacques Dessalines. Mas essa situação não foi fácil, pois o Haiti passou a sofrer boicotes de antigos vizinhos e amigos. Havia o medo da propagação das idéias libertárias. Crise piorada após a morte de Dessalines, em 1806.

A herança histórica da dominação européia sempre foi condicionante da pobreza haitiana. Como de resto em toda a América Latina. Sucessões de ditaduras, explorações diversas, falta de educação do povo fizeram do Haiti um dos países mais pobres do mundo.

Situação agravada ainda mais do o terremoto de 2010 que matou mais de 120 mil pessoas e destruiu o pouco de infra-estrutura que o pais possuía.

A história de sua independência é significativa. A herança colonial cruel. A pobreza terrível. E o mundo continua de costas para o Haiti.



aHavuiH





Nenhum comentário:

Postar um comentário