terça-feira, 1 de janeiro de 2013

NOSSOS HERÓIS - 01 DE JANEIRO

Hoje, 01 de Janeiro... O calendário registra eventos que marcaram a luta pelos Direitos Humanos na América Latina.

Mauricio Lópes - 1977 - Argentina – Reitor da Universidade de San Luís, Argentina, até Março de 1976. Leigo evangélico comprometido, membro do Conselho Mundial de igrejas, desaparecido em Mendoza. Nunca foi encontrado apesar das intensas buscas dentro e fora do país. Parece ter sido assassinado em março do mesmo ano.

Mauren Courtney e Teresa Rosales -1990 – Nicarágua - Religiosas da Congregação de Santa Inês assassinadas na Nicarágua, quando  estava à serviço da pastoral, pelos “contras”, em Ojo de Agua,

Maureen, EUA 45, que trabalhava há 12 anos entre os Miskito como enfermeira e na montagem de pequenas cooperativas. A nicaragüense Teresa de 24 anos e cinco como religiosa. "Maureen, simples, dedicada, fluente em miskito. Dotada de convicção ecumênica, fala sobre a religiosidade de seu povo, seja católica ou não; das dificuldades da única clínica, sem nenhum médico ou medicina. Nos pediu para compartilhar com as Igrejas dos EUA as comunidadesmiskitas sofredoras", diz o pastor Gary Campbell, da Igreja Presbiteriana.

Sobre Teresa há poucas informações.

Naquela noite, em uma van conduzida por Maureen, na qual viajavam Teresa, a Irmã Francisca Colomer e Bispo Auxiliar, Paul Schmitz, de Puerto Cabezas, para uma reunião pastoral. Na estrada entre Siuna e Rosita, foram emboscados e atacados com granadas e armas pesadas. Maureen e Teresa morreram na hora. Francisca e Dom Paulo ficaram feridos gravemente.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário